segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O curso de inglês da Fisk é bom?

Você é (ou era) professor(a) ou aluno(a) da escola Fisk? Quer compartir suas experiências e deixar mais informações úteis para os futuros alunos que buscam informações sobre a escola? 
Deixe seus comentários no final do post para contribuir com os coleguinhas! 👇👇



NÍVEIS DE INGLÊS

São divididos em básico, intermediário e avançado. O nível básico corresponde a dois livros no total de 1 ano. O intermediário também dois livros correspondendo a 1 ano, e por último o avançado também 1 ano e dois livros. 
No meu caso, eu estudei um livro extra de aperfeiçoamento que era o Focus on Fisk final de 6 meses. Desejo ainda estudar os dois últimos antes de fazer o Toefl

PRÓS: Acho que a duração não é longa comparado a outras escolas de inglês. 
CONTRAS: Não tem. 


DINÂMICA e AULAS 

Na minha experiência de alguns anos atrás, eu comecei com as aulas em grupos e não me adaptei porque achei que demorava muito para alguns colegas aprenderem e aqueles que aprendiam mais rápido ficavam sem muito o que fazer nas aulas. Então, acabei entrando no método personalizado. Nessa opção, as aulas eram individuais, apenas você e o professor. As aulas eram baseadas no livro e CD ao 100%, não era utilizados materiais extras. Como eu escolhi o personalizado não poderia falar muito das aulas em grupo que talvez tenham um pouco mais de dinâmica, brincadeiras. 

PRÓS: nas aulas personalizadas você avança no conteúdo conforme sua necessidade, pode ser mais lento ou mais rápido. 
CONTRAS: não tem dinâmica, é colocar a cara no livro e escutar o CD. (Pode ser um tédio para alguns mas para mim não). 

LIVROS 

Bem, no nível básico há dois: Breaking Free e Spreading Wings. No intermediário outros doisAiming At The Sky e Flying High. No nível avançado dois: Expanding Horizons e Wings of Freedom
Os livros são dividos em lessons, com a média de 8 páginas. Cada lesson enfoca num tema e divide em vocabulário, phrasal verbs, combinations e exercícios. 
A cada nível, o livro enfoca uma parte da gramática diferente e vai ficando mais complexo, o que não é uma surpresa já que a tendência do grau de complexidade é aumentar com o passar de cada livro. 
Em cada lesson (uma espécie de capítulo) tem uma parte de exercícios e prática da oralidade - speaking
A partir do nível intermediário você terá que fazer exercícios extras que se encontram no livro branco que vem separado do material didático. Meus professores sempre corrigiam esses exercícios, então é melhor ter tudo em dia. Mas não acredito que isso influenciava na minha nota não! 😔😔 É bom fazer para você mesmo saber os seus erros. 

PRÓS: Sessões bem divididas facilita a compreensão do aluno ao adiantar o tema. 
CONTRA: Alguns livros são impressos com um tipo que papel que quando você apaga com borracha sai a cor da página deixando uma mancha branca. Poucos livros tem estilo papel de ofício. 


PROFESSORES (EXPERIÊNCIA PESSOAL)

No começo, como já citei antes, eu estudava com numa turma. A professora tinha vivência no exterior, pra ser mais específico em Londres, quase todo ano ela turistava por lá. Ela era mais inglesa que brasileira eu acho! 😊😊 Por esse motivo não tinha sotaque americano. 
Depois de 6 meses, comecei com as aulas personalizadas, não me lembro de todos os professores. Tive três que marcou um pouco mais. Aliás, acho que os três últimos. Não lembro o nome deles. Um deles tinha feito intercâmbio na Australia e tinha um jeito de superioridade (o que eu detesto em pessoas, principalmente no âmbito profissional). Para encurtar a história, uma garota que começou o livro depois de mim, conseguiu ficar na mesma lesson que eu em poucos meses, sendo que eu já estava na metade do livro quando ela começou no meu horário. O outro problema com esse professor foi de quase ter sido impossibilitada de fazer a prova em dezembro. O livro tinha acabado e ele recusou de dar a prova e disse que eu teria que fazer só depois das férias, eu fiquei muito chateada porque iria esquecer muitas coisas até lá e fazer com o conteúdo fresquinho é melhor. No final das contas ele ligou lá pra casa me convidando gentilmente para que eu fosse fazer a prova. 
Mudei de horário ou mudou de professor, ele eu gostei muito mais, era engraçado o estilo dele, algumas vezes usava o quadro para explicar, era muito divertido, não tinha aquele estilo de superioridade. Acho que ele já tinha ido aos Estados Unidos. O último era um professor cinquentão que também "se achava um pouquinho demais da conta" mas fui levando numa boa no meu jeito simples de ser, sem aparências, e ele teve que engolir 😏😏porque eu estava pagando, ? Não gostei muito da nota que ele me deu pelo último projeto, acho que foi 8 e poucos, mas passei. 

PRÓS: professores com conhecimento no idioma. .
CONTRAS: alguns deles tem aquele Q de superioridade e não são formados na área de educação o que eu acho um absurdo. 

TURMAS 

Não tenho muita experiência, acho que não passava de 10 alunos. Já no personalizado, eu fiquei numa sala de 6 alunos mas cada um deles num nível diferente. 

PRÓS: quantidade reduzida de alunos gerando mais tempo com o professor. 
CONTRAS: agora não consigo pensar em nenhum. Me ajudem comentando! 👇👇

ALUNOS 

No nível avançado alguns alunos não gostavam de inglês e estudavam porque os pais obrigavam, Então o professor passava trabalho insistindo que fizessem os exercícios e tal. Acho que isso depende muito da localidade e público da escola. Isso não acontece em todas. Nas aulas de conversação os alunos que sabiam falar com mais segurança participavam mais o que atrapalham os mais tímidos. Na maioria das vezes o professor não sabia lidar com isso. 

PROVAS, PROJETOS e MÉTODOS AVALIATIVOS 

Estudar pelos exercícios é sem dúvida uma boa opção. São parecidos com a prova. Nenhum professor que eu disse adiantada o que teria na prova e como seria. A prova é dividida em escrita para preencher o espaços, escuta onde vem o conteúdo do vocabulário das lessons, parte de gramática de multipla escolha, e parte de produção textual sempre com tema do livro. São duas provas por semestre. E você nunca leva a prova pra casa. 
Nas turmas participação e faltas contam como notas. No personalizado não (que eu saiba).
Sobre os projetos não me lembro bem. Lembro mais do último que o professor me deu uma nota baixa, segundo o que eu julgava saber. Geralmente no final de cada livro (me corrijam caso eu esteja errada 👇👇). 


ESPAÇO FÍSICO

As aulas tem quadro, algumas TV e stereo. Tem uma área de informática para os que desejam fazem seus trabalhos, buscar vocabulário, etc. e também a parte de biblioteca com o pequeno acervo. 

Espero que tenham gostado e se sintam motivados a compartir as suas opiniões de maneira educada. 😉😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário